Coordenador : Bettina Monika Ruppelt
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389094.2206.60040.07022023
Departamento/Setor: MTC
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : O público alvo são docentes, técnicos, discentes dos curso de graduação e pós-graduação da Universidade Federal Fluminense e demais Instituições de Ensino e Pesquisa que desenvolvam projetos com experimentação animal.
Objetivo
Geral: Capacitar pesquisadores e pessoal envolvido em atividades de ensino, pesquisa e extensão que utilizam animais conforme Resolução CONCEA/MCTI no.49, de 7 de maio de 2021. Objetivos específicos Apresentar os conhecimentos da ética aplicáveis à experimentação animal, incluindo manejo, alojamento e procedimentos na espécie a ser utilizada nas atividades de ensino ou pesquisa científica; Apresentar os conhecimentos práticos de bem-estar animal, incluindo manejo, alojamento e procedimentos na espécie a ser utilizada nas atividades de ensino ou pesquisa científica.
Resumo
O Curso de Capacitação em Experimentação Animal - (CACEA/UFF) tem como objetivo atender a Resolução CONCEA/MCTI nº 49, de 7 de maio de 2021 que dispõe sobre a obrigatoriedade de capacitação do pessoal envolvido em atividades de ensino e pesquisa científica que utilizam animais e que entrará em vigor em 31 de maio de 2023. O Curso terá a duração de 60h, será oferecido no formato EAD. Serão abordados os temas: Ética e Legislação na experimentação animal e desdobramentos; Biossegurança; Higienização; Bioterismo e Controle Sanitário; Experimentação animal e Bem-estar em animais de médio e grande porte. ensino e pesquisa científica que utilizam animais e que entrará em vigor em 31 de maio de 2023. O Curso será oferecido para docentes, discentes, funcionários e pesquisadores da UFF e de outras Instituições de Ensino e Pesquisa que realizam atividades com animais de experimentação.